24-05-19 - VIII Encontro de Coros de Vila Maria



No VIII Encontro de Coros, o grande público presente pode conhecer um pouco da história de cada um dos 10 corais que se apresentaram, além de apreciar o canto de duas músicas por cada grupo.

Nesta edição, o Encontro contou com a participação do Coral Infanto Juvenil Ágape de Vila Maria, Coral Alegria Franciscana de Marau, Coral Passione Di Cantare da Associação Casquense de Cultura Italiana de Casca, Coral Municipal de Nova Alvorada, Coral Estrela Dalva de Paraí, Coral Prosit de Passo Fundo, Coral Santa Cecília de Marau, Coral Municipal de Caseiros, Coral Municipal Em Canto de São Domingos do Sul e Coral Municipal de Vila Maria.


O evento foi realizado na última sexta-feira à noite, no Auditório Municipal e contou com a presença de autoridades e da comunidade local. Desde 2009, conta com o apoio da SMECL, Poder Público e Câmara de Vereadores de Vila Maria. @MunicipiodeVilaMaria











11-05-2019 - 1º Encontro de Lagoa Vermelha


"Cantar vai além de ouvir música, é traduzir a melodia em gestos que refletem na alma"

Cantar e uma manifestação divina. Participar de um coro é uma grande inclusão social".

No sábado, dia 11, véspera de dia das mães, aconteceu o Encontro de Coros de Lagoa Vermelha, promovido pelo grupo lagoense Vozes Celestiais.

Cada coral teve oportunidade de apresentar duas músicas de seu repertório. 

Participaram:

1 - Músicos participantes do projeto Fábrica de Gaiteiros Fizeram a abertura no encontro a convite do grupo Vozes Celestiais. (Professor Diego Granza)

- Chote laranjeira

- Felicidade
2- Coral Vozes Celestiais de Lagoa Vermelha - Anfitrião - (Regente Luiz Moreira)

- Lagoense

- Ave Maria do Sertão

3 - Coral Estrela de Luz de Tapejara (Regente Marlene Saccol)

- Amo em silêncio

-Buon Giorno Italia

4 - Coral Anita Garibaldi de Passo Fundo (Regente Luiz Moreira)

- Anita Garibaldi

- Santa Maria mãe Imaculada

- Suona, suona mia chitara

5 - Coral a Voz do Vale de Sananduva ( Regente Glaucia Slongo)

-Palmeiras

6 - Coral Alegria de Viver de Tapejara (Regente Luiz Moreira)

- Nome dulcíssimo

- Vou cantar minha vida

7 - Coral Alegria Franciscana de Marau (Regente Maura Helena De Carli)

- Vinassa

- Guantanameira

8 - Coral Municipal de Caseiros (Regente Luiz Moreira)

- No coração do Rio Grande

- Ave Maria dos sinos

9 - Coral Associação Campestre da Serra de Campestre da Serra ( Regente Nelsa Dupont Ferri)

- Linda juventude

- De banda e cuia


10 - Coral Arte em Si de Tapejara (Regente Daisson Andrade da Silva)

- Salmo 142

- Trem das onze

















7-5-2019- FILÓ - CTG Felipe Portinho Marau




CORAL MUNICIPAL ALEGRIA FRANCISCANA ENCENA “O FILÓ”

Entre as famílias italianas um dos momentos mais esperados era o Filó. Iluminados pela luz de Ciaretos, os grupos iam cantando até a casa dos vizinhos, onde o encontro era marcado, primeiramente pela reza do terço, pois aos santos de devoção era necessário agradecer e pedir graças. Os donos da casa, sempre com muita alegria acolhiam a todos com simplicidade. Após frutas da estação, polenta, bolos, sopas e vinho eram oferecidos aos presentes. Os homens jogavam cartas, por vezes a mora, batendo os dedos na mesa e contando alto, aparentava uma discussão. Num certo momento, após diversas blasfêmias, as vozes afinadas entoavam cantigas folclóricas. Entre as mulheres os afazeres domésticos e artesanais eram compartilhados, trocando receitas e preparando peças do enxoval La Dota. Crianças brincavam com brinquedos construídos por elas. Histórias, piadas e frótoles eram contadas. Com certeza no final, o próximo encontro já era marcado, pois a feliz convivência, era mostrada por cada família que partilhava suas experiências, sonhos e projetos.
Tendo por base vivências como essa, o Coral Municipal Alegria Franciscana mostrou como eram os filós de antigamente aos frequentadores e convidados do CTG Felipe Portinho, que promoveu o “Filó entre gerações”.
Durante a encenação, foram cantadas as músicas: Ciareto Su Quel Monte, Ave Maria, Andemo Far Filó, La Bela Polenta, Mérica, Mérica.....
Foram mostrados os artesanatos: paion, crochê, bordados, franjas, dressa, costura e remendos.
Por ser um grupo que promove a divulgação de costumes e da música folclórica italiana, o convite desta entidade tradicionalista possibilitou que a encenação fosse conhecida pelas gerações presentes.
Este coro, que recebe apoio da administração municipal, sentiu-se feliz em poder oferecer este trabalho à comunidade marauense especialmente por enaltecer um costume trazido pelos antepassados italianos.