30-11-2025 - 15º Encontro de Corais - Soledade
08-11-2025 - PERITIBA - SC 100 anos da Associação de Cantores Santa Cecília
O Coral Municipal Alegria Franciscana, de Marau (RS), participou no dia 08 de novembro de 2025 das festividades de 100 anos da Associação de Cantores Santa Cecília, realizadas na Igreja Matriz Santo Isidoro, em Peritiba – SC.
01-11-2015 - Capela Cinco da Boa Vista - Carlos Barbosa - RS
Coral Municipal Alegria Franciscana de Marau participa do I Encontro de Corais “Uma Ode aos Santos”
No último sábado, 01 de novembro de 2025, o Coral Municipal Alegria Franciscana de Marau marcou presença no I Encontro de Corais – “Uma Ode aos Santos”, realizado na histórica Igreja de Pedra São João da Cruz, na comunidade do Cinco da Boa Vista. O evento integrou a programação alusiva aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
O coral marauense emocionou o público com um repertório especial, interpretando três canções: “Ave Maria” (Engeliart), “Tocando em Frente” (Almir Sater e Renato Teixeira) e “’O Sole Mio” (Música de Eduardo di Capua · Alfredo Mazzuchi) com solo de Marlon Joel Durante e Valeriano Pissini.
O encontro reuniu diferentes grupos vocais convidados, com o objetivo de valorizar a cultura italiana e suas raízes, fortalecer o canto coral na região e promover a integração entre corais, músicos e público. Ao mesmo tempo, o evento teve caráter social: arrecadar recursos para a limpeza e restauração dos delicados ladrilhos da igreja centenária, parte do patrimônio cultural local.
Além da música, a noite contou com bênção do Padre Anesio Ferla e jantar típico no Salão da Comunidade, celebrando a tradição gastronômica herdada da Lombarda — região de origem de muitos dos imigrantes que colonizaram o interior do Rio Grande do Sul, especialmente das províncias de Cremona, Bergamo e Mantova.
A iniciativa foi promovida pelo Recanto Bergamasco e pela Comunidade do Cinco da Boa Vista, com patrocínio da Sicredi e Beigrupo, e apoio da ProArte.
O Coral Municipal Alegria Franciscana celebrou a participação com gratidão, destacando que oportunidades como esta fortalecem a cultura, preservam a história e honram a memória dos imigrantes que construíram esta terra.